Dissertação - Marcia Adriana Poll

Atendimento em uma unidade de emergência: organização e ética

Autor: Marcia Adriana Poll (Currículo Lattes)

Resumo

A violência e o trauma são dois grandes problemas epidemiológicos da atualidade, estando diretamente relacionados ao aumento da demanda de atendimento nas instituições de saúde, com sérios questionamentos acerca de questões organizacionais e éticas vivenciadas pelos profissionais de saúde frente a esta nova problemática. Assim, este estudo tem como objetivo conhecer as possíveis relações entre a organização do serviço e as questões éticas presentes no atendimento dos pacientes acometidos de trauma e violência. O estudo caracteriza- se como qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, cujos dados foram colhidos em um Serviço de Pronto Atendimento (PA) localizado em um hospital da região Noroeste do Rio Grande do Sul, mediante observações do ambiente de trabalho e dos atendimentos prestados às vítimas; e de entrevistas semi-estruturadas com quatorze integrantes da equipe de saúde. Da análise dos dados, emergiram três categorias: “Qualificação da equipe como uma questão ética”, enfocando aspectos relacionados à seleção, capacitação e qualificação dos profissionais, além da necessidade de protocolos que orientem as ações prioritárias e diferentes atribuições no atendimento; a segunda categoria, intitulada “Precariedade de recursos como uma questão ética: espaço físico, materiais e equipamentos”, analisa, a partir do que preceitua a legislação, o existente no ambiente de trabalho, focalizando as diferenças mais relevantes, capazes de comprometer o atendimento aos usuários; a terceira categoria denominada “Alta demanda do PA versus organização do serviço” aborda a grande procura por atendimentos de baixa complexidade, no PA, acarretando sua superlotação, além de sobrecarga de trabalho e sofrimento à equipe de saúde, o que está associado a fragilidades do atendimento da rede básica de saúde. O trabalho demonstra que o modo como o serviço está organizado no que se refere aos recursos humanos, materiais e rotinas de funcionamento, decididas administrativamente e aceitas pelos trabalhadores, têm implicações éticas tanto no atendimento dos usuários, e no seu processo de viver e morrer,quanto para os próprios trabalhadores que ali atuam. O fato de maior relevância, citado por todos os entrevistados se refere à falta de qualificação dos recursos humanos voltada especificamente, para o atendimento às vítimas de causas externas.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: OrganizaçãoÉticaServiço de emergênciaCausas externas