Dissertação - Tatiane Alonso Arrieche

A construção de um espaço para Educação Permanente em Saúde: refletindo e problematizando a assistência de enfermagem.

Autor: Tatiane Alonso Arrieche (Currículo Lattes)

Resumo

Acredita-se que a educação potencializa as relações entre os sujeitos e entre estes e o mundo, desta forma a percepção da realidade torna-se mais fidedigna e menos fantasiosa. Os processos educativos desenvolvidos no ambiente do trabalho podem, então, permitir que os sujeitos compreendam a realidade e assim desvelando-a. A presente investigação desenvolveu-se em uma unidade de clínica médica de um Hospital Universitário no extremo sul do Rio Grande do Sul. A pesquisa aprovada pelo comitê de ética da FURG foi desenvolvida com cinco enfermeiras que integram a equipe de enfermagem deste setor. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa e tem como objetivo construir um espaço de reflexão junto às enfermeiras da unidade de clínica médica, para problematização da assistência de enfermagem prestada. A escolha pela enfermeira aconteceu intencionalmente, por entender-se que esta é uma profissional que tem um grande perfil educador, característico de sua formação, abrangente interação com os diversos profissionais da equipe de saúde e ser responsável pelos serviços de enfermagem prestados. Os dados foram coletados em dois momentos distintos: primeiramente realizou-se uma entrevista individual, que foi a propulsora dos temas geradores para a organização da segunda etapa da coleta de dados; logo em seguida desenvolveram-se cinco encontros com as participantes. Adotaram-se os conceitos de Paulo Freire como referencial teórico e metodológico para o desenvolvimento deste estudo, bem como se buscou apoio nas diretrizes da Política de Educação Permanente em Saúde. Optou-se pela Análise de Discurso como método utilizado para análise final dos dados que emergiram dos encontros entre as enfermeiras. Assim foram elaboradas as seguintes categorias: A força do instituído e os deslizes de sentidos que propiciam a mudança. A partir desta pesquisa tornou-se claro a necessidade e importância de um processo educativo no trabalho que possa propiciar a reflexão acerca do fazer dos profissionais da saúde.

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Palavras-chave: EducaçãoEnfermagemEducação permanente