Dissertação - Sabrina Ferreira Gomes

Fatores ecossistêmicos na interface com o cuidado/trabalho da equipe de enfermagem em um Serviço de Pronto Atendimento

Autor: Sabrina Ferreira Gomes (Currículo Lattes)

Resumo

O interesse desse estudo surgiu a partir da prática profissional da pesquisadora como enfermeira assistencial do Serviço de Pronto Atendimento. Observa-se que, geralmente, os trabalhadores de enfermagem se preocupam somente com o objetivo imediato, não demonstram interesse de um olhar a longo prazo, e nem visualizam o cuidado/trabalho como um todo e por isso encontram dificuldades em promover um cuidado baseado na visão sistêmica. As experiências, descobertas, incertezas e vontade de encontrar caminhos para uma assistência de enfermagem mais qualificada, serviram de incentivo para a proposição da questão de pesquisa: Como os fatores ecossistêmicos do Serviço de Pronto Atendimento do HU/FURG interferem no cuidado/trabalho de enfermagem? Para encontrar respostas a essa questão, a pesquisa teve por objetivo conhecer os fatores ecossistêmicos do Serviço de Pronto Atendimento do HU/FURG que interferem no cuidado/trabalho de enfermagem. O referencial teórico abordou: A teoria dos sistemas e o ecossistema, o hospital e o Serviço de Pronto Atendimento na perspectiva ecossistêmica e o ambiente de trabalho no Serviço de Pronto Atendimento. Como caminho metodológico utilizou-se a pesquisa do tipo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado na Unidade de Serviço de Pronto Atendimento de um Hospital Universitário localizado na cidade do Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo 11 trabalhadores da equipe de enfermagem do SPA: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que contemplaram os seguintes critérios de inclusão: fazer parte da equipe de enfermagem do SPA há pelo menos seis meses e concordar em participar da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio do método de observação sistemática do ambiente físico nos meses de janeiro e fevereiro de 2011 e aplicação de um questionário, organizado em escala do tipo Likert nos meses de abril e maio de 2011. Os dados capturados tanto pela observação sistemática, como pelo questionário, foram analisados por meio da técnica de análise temática e agrupados em cinco categorias: perfil dos sujeitos da pesquisa; fatores ecossistêmicos que prejudicam o cuidado no SPA; as relações interpessoais entre as equipes de trabalhadores; motivação e satisfação dos trabalhadores da enfermagem com o trabalho realizado e o Serviço de Pronto Atendimento como um local desencadeador de estresse. Dentre os principais fatores que prejudicam o atendimento destaca-se: Dimensionamento de pessoal inadequado, sobrecarga de trabalho, superlotação, acúmulo de tarefas, falta de coleguismo, comunicação ineficaz, falta de materiais, espaço físico e equipamentos insuficientes e inadequados. Entretanto, merecem ser mencionados como fatores positivos que causam motivação e satisfação aos trabalhadores: Cooperação entre os colegas, participação efetiva de todos, boa afinidade entre a equipe, amor pela profissão, reconhecimento, satisfação e carinho dos usuários. Algumas dessas categorias originaram dois artigos: Elementos abióticos que permeiam o cuidado de enfermagem em um serviço de pronto atendimento: visão ecossistêmica e Interface das relações interpessoais da equipe de enfermagem e o cuidado ao usuário/cliente: visão ecossistêmica. Conclui-se que para um atendimento eficiente e eficaz os fatores bióticos e abióticos precisam encontrar-se ajustados aos propósitos a serem alcançados no espaço/território/ambiente específico e vistos na sua totalidade.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EnfermagemAmbiente de trabalhoEcossistemasServiços de saúdePronto atendimentoCiências paramédicas