Tese - Karen Knopp de Carvalho

Ensino educativo em cuidados paliativos e atuação do enfermeiro na terminalidade : um estudo de caso.

Autor: Karen Knopp de Carvalho (Currículo Lattes)

Resumo

Os Cuidados Paliativos (CP) podem e devem ser oferecidos no curso de qualquer doença crônica potencialmente fatal, de modo a garantir uma abordagem que melhore a qualidade de vida de pacientes e suas famílias, mediante prevenção e alívio de sofrimento pela detecção precoce e tratamento da dor ou de outros problemas físicos, psicológicos, sociais e espirituais, estendendo-se, inclusive, à fase de luto. Dentre as dificuldades para utilização de CP, no Brasil, está a insuficiência de sua abordagem no ensino educativo de enfermeiros, o que se repercute na atuação dos profissionais. Nessa perspectiva, mediante utilização de referencial teórico filosófico de Morin, foi defendida a seguinte tese: O ensino educativo de enfermeiros em CP para o cuidado na terminalidade requer a reforma do pensamento e abordagem não apenas em uma disciplina, mas de forma transversal nos cursos de graduação em enfermagem. Desse modo, o estudo teve como objetivo geral: Conhecer as contribuições do ensino educativo em CP na graduação para atuação profissional do enfermeiro no cuidado de pacientes na terminalidade. Como objetivos específicos: Conhecer a percepção dos enfermeiros acerca do ensino educativo em CP na graduação; Identificar as dificuldades e estratégias que enfermeiros vêm enfrentando no cuidado de pacientes na terminalidade. A metodologia seguiu o modelo de estudo de caso, a partir do proposto por Yin (2010). O estudo foi desenvolvido no Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Educação Superior Privada da região sul do Rio Grande do Sul. Foram informantes do estudo 20 sujeitos: 7 enfermeiros egressos do curso em estudo, que cursaram a disciplina de CP e que atuam no cuidado a pacientes na terminalidade; 7 enfermeiros egressos do curso em estudo, que não cursaram a disciplina de CP, mas que atuam no cuidado a pacientes na terminalidade; 6 enfermeiros docentes que atuam em disciplinas com aproximação à temática terminalidade e CP. A coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental e entrevista. Mediante análise dos dados foram construídas 3 categorias: 1)Ensino educativo em CP: a necessidade de reforma do pensamento - identificou-se como necessária a existência de espaços mais organizados e sistematizados, para o desencadeamento de dúvidas e questionamentos e para refletir acerca das questões que envolvem a morte e o morrer. 2) A transversalidade do conhecimento: possibilidades para a reforma do pensamento - constatando-se que enfermeiros, quando discentes do curso de graduação, gradativamente, desenvolveram uma sensibilização para as questões que envolvem a morte e o morrer, na medida em que essa temática ia sendo abordada e discutida em algumas disciplinas, o que lhes despertou o interesse para cursarem CP. 3) O conhecimento construído na graduação para o cuidado na terminalidade - demonstrando que egressos que cursaram CP desenvolveram mais aptidões para o cuidado na terminalidade, destacando-se, dentre essas, o alívio dos sinais e sintomas, ressaltando-se o alívio da dor; a percepção das necessidades psicossociais e espirituais; o suporte à família e sua aproximação ao paciente e a comunicação. O trabalho demonstra que o ensino educativo em CP parece essencial para os enfermeiros como profissionais que cuidam de pessoas em todo seu ciclo vital, em situações de saúde e de doença, de vida e de morte.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: Educação em enfermagemCuidados paliativosMorte