Dissertação - Carolina Domingues Hirsch

Satisfação acadêmica dos estudantes de enfermagem com o curso de graduação

Autor: Carolina Domingues Hirsch (Currículo Lattes)

Resumo

A satisfação pode ser considerada como a percepção subjetiva e individual do sujeito frente ao alcance de suas expectativas em relação a uma determinada experiência. No âmbito dos cursos de graduação, em especial o de enfermagem, a satisfação dos acadêmicos em relação ao curso é um fator determinante para que ocorra uma formação de qualidade. Assim, faz-se necessário atender suas expectativas uma vez que essas apresentam relação direta com a determinação, o compromisso e o envolvimento com as questões acadêmicas. O presente estudo teve como objetivo geral analisar a satisfação dos acadêmicos com o curso graduação em enfermagem, contemplando as atividades de ensino, o currículo, a interação social/profissional e o ambiente de aprendizagem. Ainda, como objetivos específicos: adaptar e validar culturalmente a Nursing Student Satisfaction Scale para utilização no contexto brasileiro; identificar os preditores e fatores associados à satisfação acadêmica com o curso de graduação em enfermagem. Tratou-se de um estudo quantitativo, do tipo exploratório-descritivo, com delineamento transversal, realizado com 123 estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil. Foi respeitada a Resolução 466/12, tendo sido o projeto aprovado pelo Comitê de Ética sob o Parecer n° 59/2012. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, e seus resultados apresentados sob a forma de dois artigos. O primeiro, intitulado "Adaptação cultural e validação do instrumento Nursing Student Satisfaction Scale para estudantes de enfermagem brasileiros", referindo-se à etapa de validação do instrumento utilizado na pesquisa; e o segundo, denominado "Preditores e fatores associados à satisfação acadêmica com o curso de graduação em enfermagem", referindo-se à segunda etapa: aplicação do instrumento adaptado e validado. Assim, na primeira etapa, foi realizada a adaptação cultural do instrumento Nursing Student Satisfaction Scale, de acordo com as recomendações internacionais e a sua validação para utilização no contexto brasileiro, através da análise fatorial e alfa de Cronbach. Mediante avaliação do comitê de especialistas e realização do pré-teste, a validade de face e conteúdo do instrumento foi considerada satisfatória. A partir da análise fatorial, foram identificadas três dimensões: currículo e ensino; interações sociais/profissionais e ambiente de aprendizagem. O instrumento apresentou consistência interna satisfatória, com valores de alfa de Cronbach entre 0,88 e 0,89. Dessa forma, o Nursing Student Satisfaction Scale - versão brasileira - foi considerado um instrumento válido e fidedigno para ser utilizado na avaliação da satisfação dos acadêmicos com o curso de graduação em enfermagem. A segunda etapa do estudo foi realizada mediante aplicação do Nursing Student Satisfaction Scale - versão brasileira. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística descritiva, análise de variância e análise de regressão. Os resultados evidenciaram que a dimensão currículo e ensino é percebida de forma mais intensa pelos estudantes, indicando que essa dimensão é considerada como maior preditora da satisfação acadêmica com o curso, seguida das dimensões interação social/profissional e ambiente de aprendizagem. Assim, o conhecimento acerca das dimensões que predizem a satisfação acadêmica com o curso de graduação permite que as Instituições de Ensino Superior reestruturem seus processos formativos, visando o aumento da qualidade educacional através da adequação das necessidades dos estudantes, promovendo uma formação acadêmica satisfatória e levando, consequentemente, a uma diminuição nos índices de evasão.

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Palavras-chave: Estudantes de enfermagemSatisfação pessoalEducação em enfermagemEstudos de validaçãoEnfermagem