Tese - Diana Cecagno

Formação acadêmica do enfermeiro na perspectiva ecossistêmica.

Autor: Diana Cecagno (Currículo Lattes)

Resumo

Objetivou-se analisar os projetos pedagógicos (PP) das Instituições de Ensino Superior(IES) que oferecem Cursos de Enfermagem da Região Sul do RS/Brasil e as aplicadas em Múrcia/Espanha em interação com o ecossistema e os principais resultados alcançados com essas propostas. Para conhecer e compreender as relações do ecossistema de formação acadêmico do enfermeiro, o referencial filosófico escolhido para fundamentar esta tese foi o Pensamento Ecossistêmico. Trata-se de estudo descritivo, exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio dos métodos documental e entrevista, em seis IES. Foram considerados documentos os PP dos cursos, e, na sua ausência, a matriz curricular vigente. A entrevista semi-estruturada foi realizada com vinte e quatro participantes, dois docentes e dois acadêmicos de cada IES. Realizou-se a análise qualitativa dos dados documentais e das entrevistas por meio da técnica AC e, para cada categoria, foi realizada uma análise quantitativa com a utilização do aplicativo computacional SPSS. As categorias que emergiram foram: Perfil dos os participantes da pesquisa; Base Filosófica Institucional; Base Epistemológica dos PPs na formação acadêmica do enfermeiro; Base Legal dos PPs na formação acadêmica do enfermeiro que possibilitaram o entendimento das vertentes que subsidiaram e direcionaram a implementação dos atuais PPs dos cursos e seu suporte no poder decisório; Base Metodológica dos PPs na formação acadêmica do enfermeiro que permitiu o emergir do contexto sócio-demográfico-cultural, administrativo e didático-pedagógico em cada uma das Instituições estudadas e a Aplicabilidade de um PP emergente na formação acadêmica do enfermeiro, com base no Pensamento Ecossistêmico que vislumbrou, por meio dos resultados, sinalizações tênues, não claras, mas com possibilidades de transformar o processo de ensino aprendizagem. Tomando por base o Pensamento Ecossistêmico, para entender o contexto é necessário abandonar a idéia fragmentada da análise das partes e apreender o seu conjunto como um todo. Assim, embora didaticamente as categorias estejam separadas, não foi possível percebê-las de forma isolada, pois formam uma totalidade/unidade. A contextualização das seis IES pesquisadas, em relação ao tempo e espaço, em que cada uma se situa, facilitou a compreensão do Pensamento Ecossistêmico em relação à formação acadêmica do enfermeiro em cada uma delas. O entendimento dos pressupostos sistêmicos, permitiu enxergar bifurcações, mas com convergência ao equilíbrio, sinalizando algumas tendências com perspectivas dinâmicas, integradas e interconectadas para o processo de ensino aprendizagem na formação do enfermeiro. Essa convergência interrelacional leva a pensar na possibilidade de alcançar, mesmo que a longo prazo, uma estrutura mais flexível, espiralada, substituindo a piramidal que ainda se encontra presente nas IES que oferecem o curso de Enfermagem. Neste sentido, a análise dos PPs, com base nos princípios do Pensamento Ecossistêmico evidenciou que o processo de ensino aprendizagem, quanto as inovações realizadas e as transformações alcançadas ainda necessitam adequações em cada uma das IES para tornar-se mais dinâmica, criativa, centrando o processo ensino aprendizagem no acadêmico, tornando-o mais participativo e levando em consideração o ecossistema no qual a IES se insere e se constitui como parte integrante.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: EnfermagemEnsinoProjetosEcossistemas