Dissertação - Carla Godinho Duarte

Vivências de sofrimento moral do enfermeiro docente de cursos técnicos em enfermagem.

Autor: Carla Godinho Duarte (Currículo Lattes)

Resumo

A enfermagem é uma profissão que visa assistir, cuidar, pesquisar e educar. Educar é uma das principais ações que o enfermeiro assume, sejam relacionadas à educação em saúde, sejam em relação à formação de novos profissionais que implica aspectos técnicos, científicos e éticos. Entretanto, limitações podem comprometer a ação do enfermeiro docente, impedindo-o de desempenhar seu fazer, de acordo, com seu compromisso profissional e moral, resultando em sofrimento no trabalho e Sofrimento Moral (SM). O objetivo geral do estudo foi conhecer como enfermeiros docentes de cursos técnicos de enfermagem tem vivenciado situações de SM no trabalho. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório descritiva,desenvolvida com 10 enfermeiros docentes atuantes em cursos técnicos emenfermagem de duas instituições de ensino profissionalizantes, situadas no extremo sul do Rio Grande do Sul. Realizaram-se entrevistas semi estruturadas, de setembro a outubro de 2015 e Análise Textual Discursiva dos dados, apresentando-se os resultados no formato de dois artigos: 1 - Sofrimento moral do enfermeiro docente de cursos técnicos em enfermagem, revelando que manifestações de desinteresse e descompromisso do estudante com o processo ensino-aprendizagem e os saberes da profissão, além de deficiências na formação básica, constituem-se em situações vivenciadas pelo enfermeiro docente, que repercutem em insatisfação no trabalho, evoluindo para vivências de SM; 2 - (Des)cuidado do paciente como fonte de sofrimento moral de docentes de cursos técnicos em enfermagem, evidenciando quemanifestações de des(cuidado) com o paciente, decorrentes sejam de condutas ecomportamentos inadequados do estudante, seja pela dinâmica organizacional dos ambientes de estágio, associada à insuficiência de recursos físicos, bem como à atuação descomprometida dos trabalhadores da equipe de enfermagem, podem desencadear a vivência de SM nos docentes. Considera-se como essencial que os docentes problematizem seu cotidiano, procurando desnaturalizá-lo, preferentemente com seus pares, de modo a avançar para o reconhecimento da dimensão moral presente no sofrimento vivido, entendendo-o como SM, fortalecendo-se para o enfrentamento dos problemas e dilemas morais vivenciados na prática educacional.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EnfermagemDocentes de enfermagemEducação profissionalÉtica da enfermagem