Tese - Cíntia Fonseca Martins

Perfil do trabalho realizado pelo serviço de atendimento móvel de urgência em um município do sul brasileiro

Autor: Cíntia Fonseca Martins (Currículo Lattes)

Resumo

A área de Urgência e Emergência constitui-se em um importante componente da assistência à saúde. O aumento rápido e desordenado das cidades, as transformações sociais, políticas e econômicas tem acarretado mudanças epidemiológicas importantes, especialmente, quando se refere ao aumento de enfermidades relacionadas às situações de urgência e emergência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU) é considerado uma estratégia recente, sendo assim, os sistemas de produção, armazenamento e informação de dados sobre o perfil e resultados do serviço é incipiente, representando uma fragilidade do serviço considerado o disposto na Política Nacional de Atendimento às Urgências. Os dados gerados podem ser utilizados em epidemiologia por originarem informações que direcionam aos gestores as devidas intervenções. Estes registros são de extrema importância para a continuidade da assistência hospitalar, uma vez que muitas informações não são registradas em prontuário e acabam sendo perdidas no momento em que o paciente é deixado aos cuidados desse serviço. Objetivo Geral: Identificar as intercorrências clínicas e traumatológicas atendidas pelo SAMU de um município de médio porte do extremo sul do Rio Grande do Sul, a partir da análise dos boletins de atendimentos gerados nesse serviço. Objetivos Específicos: Identificar o motivo do atendimento no que se referem às intercorrências clínicas e traumáticas; Relacionar o motivo do chamado clínico e traumatológico com o exame primário; Relacionar o motivo do chamado clínico e traumatológico com os procedimentos realizados; Identificar os desfechos dos atendimentos realizados pelo SAMU, incluindo as condições de cancelamentos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental retrospectiva, descritiva, exploratória, de abordagem quantitativa que foi realizada no setor de coordenação das urgências, da secretaria municipal de saúde do município de Rio Grande/RS. Os dados foram analisados através do Software estatístico SPSS. O presente projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde - CEPAS, sob parecer de número nº005/2016. Resultados: Foram realizados 1.748 (62,5%) atendimentos de natureza clínica de um total de 2795 chamados atendidos pelo SAMU no período de novembro de 2015 a maio de 2016. A maioria dos pacientes atendidos foi do sexo feminino (n=849; 50,5%), cuja faixas etárias de destaque foram de 41 a 60 anos (n=438; 26,5%), de 61 a 79 anos (n= 424; 25,7%) e de 21 a 40 anos de idade (n=351; 21,3%). Desses, 1718 (98,3%) foram para socorro e 30 (1,7%) para transporte. Os chamados ocorreram predominantemente no turno da tarde - 12h às 18h. Os motivos de atendimento clínicos de destaque foram os neurológicos (n=363; 20,8%), respiratórios (n=240; 13,7%), psiquiátricos (n=231; 13,2%) e cardiovasculares (n=182;10,4%). Durante o mesmo período foram realizados 1047 atendimentos traumatológicos, foram registrados 21 óbitos; os atendimentos ocorreram mais no turno da tarde - 12h às 18h; as causas externas que apresentaram maior número de ocorrências foi colisão (n=416; 39,7%) e quedas (n=373; 35,6%). Conclusões: Esse estudo alcançou seu objetivo de identificar as intercorrências clínicas e traumatológicas atendidas pelo SAMU de um município de médio porte do extremo sul do Rio Grande do Sul, a partir da análise dos boletins de atendimentos gerados nesse serviço. Identificando o motivo do atendimento no que se referem às intercorrências clínicas e traumatológicas; da relação entre o motivo do chamado clínico e traumatológico com o exame primário; do motivo do chamado clínico e traumatológico com os procedimentos realizados; e da identificação dos desfechos dos atendimentos realizados pelo SAMU.

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Palavras-chave: EnfermagemAssistência pré-hospitalarServiço de Atendimento Móvel de UrgênciaServiço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)Perfil de saúde