Dissertação - Daniela Menezes Galvão

O processo de ensino-aprendizagem na perspectiva do acadêmico de enfermagem em uma universidade federal no extremo sul do Brasil

Autor: Daniela Menezes Galvão (Currículo Lattes)

Resumo

O ensino pode ser entendido como a relação que o docente estabelece com o conhecimento que é produzido e sistematizado. Ele é composto de três atividades que são desenvolvidas pelo docente: a primeira delas é selecionar um tema que será apresentado aos acadêmicos; a segunda é a organização dessa seleção e a terceira é transmitir aos acadêmicos aquilo que foi selecionado e organizado. Esse processo de ensino precisa fazer sentido para o acadêmico; a nova informação precisa interagir e ancorar-se nos conceitos pré-existentes (subsunçores) e relevantes da estrutura cognitiva do acadêmico. O processo de ensino-aprendizagem visa integrar a teoria e a prática. É uma expectativa tanto para docentes e enfermeiros, quanto para acadêmicos, que devem ser sujeitos ativos do processo de aprendizagem. Nesse momento o acadêmico tem como expectativa se desenvolver no campo de prática, como forma de facilitar sua aprendizagem. O presente trabalho apresenta o pressuposto: O processo de ensino-aprendizagem constrói significativo para os acadêmicos de Enfermagem quando os conteúdos teórico-práticos se estruturam na relação entre acadêmicos e docentes, por meio de seus elementos cognitivos, afetivos e psicossociais. E tem como objetivo geral: Identificar elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo ensino-aprendizagem; e objetivos específicos: Identificar a aplicabilidade da Teoria da Aprendizagem Significativa e suas categorias constituintes no processo de ensino-aprendizagem da Enfermagem. Apreender a significação do processo mediador do docente na perspectiva dos acadêmicos no campo teórico prático. Elegeu-se como marco teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Para tanto, esta pesquisa dividiu-se em dois momentos metodológicos: revisão integrativa da literatura e uma pesquisa exploratória, descritiva e analítica, de abordagem qualitativa. A revisão integrativa respeitou as seis etapas de desenvolvimento: elaboração da questão de pesquisa, definição dos critérios de inclusão e exclusão e busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos, análise dos dados, interpretação dos resultados e a apresentação da revisão contendo a síntese do conhecimento apreendido. A Revisão de Literatura apresentou 22 artigos que demonstraram a aplicação das categorias da Teoria da Aprendizagem Significativa em diversas disciplinas de várias áreas do conhecimento, o que demonstra que ela pode ser aplicável em qualquer disciplina dos cursos de Enfermagem. No segundo momento foi realizada uma pesquisa com 74 acadêmicos da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Os dados foram coletados, por meio de questionários. Para a análise dos dados utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados, com auxílio do Software NVIVO para a categorização dos mesmos. Foi possível identificar através da percepção dos acadêmicos algumas características importantes e que tornam o processo ensino-aprendizagem significativo, a partir da relação que é construída com o docente nesse ambiente teórico prático.

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