Dissertação - Caroline Bettanzos Amorim

Comunicação de notícias difíceis no cenário da Atenção Básica à Saúde sob a ótica dos estudantes de enfermagem

Autor: Caroline Bettanzos Amorim (Currículo Lattes)

Resumo

A comunicação de notícias difíceis faz parte do cotidiano profissional dos enfermeiros, sendo considerada uma das atribuições mais complexas de se realizar, contudo, sua dificuldade de execução é reconhecida prioritariamente nos ambientes hospitalares, o que torna ainda mais difícil a realização dessa comunicação no cenário da Atenção Básica à Saúde. As notícias difíceis se caracterizam por serem aquelas em que o resultado apresenta implicações negativas no presente/futuro do indivíduo que a recebe. Por isso, é fundamental que os profissionais da saúde desenvolvam habilidades comunicacionais e estejam aptos para desempenhar esse fazer, o que exige investimentos desde o período de formação profissional. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer a percepção dos estudantes de enfermagem acerca da comunicação de notícias difíceis na Atenção Básica à Saúde mediante suas vivências no período de formação; identificar as facilidades, dificuldades e estratégias utilizadas pelos estudantes de enfermagem na comunicação de notícias difíceis durante o período de formação. Tratou-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem qualitativa que foi realizada junto à Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande, com 12 estudantes dos semestres finais (7º a 10º semestres). A coleta de dados ocorreu no período de junho de 2019, por meio da técnica do grupo focal, sendo realizados três encontros com duração média de uma hora e meia. A coleta só teve início após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer denúmero 118/2019. Os dados foram submetidos à Análise Textual Discursiva. A partir da análise foram elaborados dois artigos: o primeiro relacionado a percepção dos estudantes de enfermagem acerca da comunicação de notícias difíceis na Atenção Básica à Saúde mediante suas vivências no período de formação, no qual emergiram duas categorias: percepção de uma notícia difícil na Atenção Básica à Saúde e formação para a comunicação de uma notícia difícil; o segundo referente as facilidades, dificuldades e estratégias utilizadas pelos estudantes de enfermagem na comunicação de notícias difíceis durante o período de formação. Dentre as facilidades encontradas no momento de comunicar notícias difíceis, os estudantes citaram o trabalho em equipe, vínculo, autoconhecimento e o conhecimento do usuário; em relação as dificuldades foram elencadas a falta de preparo, lidar com as próprias emoções e reações dos usuários e como lidar com elas; no que tange as estratégias utilizadas para comunicar as notíciasdifíceis foram citadas a empatia e a sensibilidade, clareza na comunicação, manter a esperança, mais de um encontro e espaço adequado para comunicar. Conclui-se que os estudantes de enfermagem reconhecem a relevância da temática para o exercício da futura vida profissional. Entretanto, revelam inúmeras fragilidades apresentadas pelo curso de graduação em enfermagem que dificultam a execução do processo de comunicação de notícias difíceis, o que demonstra que as instituições formadoras tem um grande caminho a percorrer frente à atribuição de comunicar notícias difíceis na Atenção Básica á Saúde. Com essa proposta, foi possível refletir sobre o tema a partir da articulação entre os resultados empíricos e a produção acadêmica a respeito da temática.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Comunicação em saúdeAtenção primária à saúdeÉticaEnfermagem