Tese - Carla Regina André Silva

Formação do técnico de enfermagem no contexto sociodemográfico da região sul do Rio Grande do Sul, com ênfase na saúde da pessoa idosa

Autor: Carla Regina André Silva (Currículo Lattes)

Resumo

No Brasil, a Enfermagem é uma profissão constituída por três categorias profissionais que atuam em equipe que são auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros. A essência desta profissão é prestar o cuidado de Enfermagem à população nas suas necessidades de saúde de forma integralizada. Este estudo objetivou conhecer as competências e habilidades que estão sendo desenvolvidas na formação profissional formal dos Cursos Técnicos de Enfermagem da Região Sul do RS e suas prováveis inter-relações com o contexto sociodemográfico da região, destacando a saúde da pessoa idosa. Subsidia a tese, o entendimento que o conhecimento das competências profissionais desenvolvidas na formação formal dos Técnicos de Enfermagem e de suas inter-relações com o contexto sociodemográfico regional destacando a saúde da pessoa idosa, pode contribuir para atualizar os currículos escolares destes e de outros cursos da mesma área, contemplando as necessidades do mundo do trabalho e demandas sociais de saúde regionais e nacionais. O referencial teórico é baseado nas percepções de Perrenoud sobre desenvolvimento de competências profissionais nos processos formativos e suas implicações no saber "fazer" e no saber "ser". A metodologia seguida foi abordagem qualitativa, de natureza exploratória e caráter descritivo. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em quatro dos sete Cursos Técnicos de Enfermagem reconhecidos e ofertados regularmente por instituições públicas e/ou particulares na Região Sul do Rio Grande do Sul. Os participantes do estudo foram os discentes e docentes dos cursos. A coleta de dados contemplou a análise documental (Plano de Desenvolvimento institucional, Projeto Político-Pedagógico), aplicação de instrumento semiestruturado a cinco docentes e 64 discentes. Os dados foram tratados pelo método de análise de conteúdo de Bardin. Em relação aos aspectos éticos respeitou-se a Resolução 466/2012. Os resultados obtidos foram que as características dos cursos são semelhantes, a duração varia entre dois anos a dois anos e meio, porem todos os cursos são organizados em quatro módulos ou blocos, cujas aulas são integralmente presenciais, e a carga horária média é de 1.765 horas totais; distribuída em aulas teóricas, práticas e estágios e atendem as especificações exigidas pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e pelo COFEn. São realizados estágio em rede básica de saúde e hospitais, entre outros espaços de produção de saúde que compreendem o exercício profissional. Quanto aos discentes, a idade média encontrada foi de 27 anos, predominando o público feminino, solteiro, com aproximadamente de 3 filhos. A maioria dos futuros TE demonstrou a intenção de realizar graduação em enfermagem. Assim, pode-se dizer que a enfermagem é uma profissão em ascensão, por ter mercado de trabalho e pessoas interessadas em exercer a profissão em suas diferentes categorias. Otempo de exercício profissional na docência foi em torno de 18,5 anos, a maior atua exclusivamente na docência e todos os entrevistados têm formação além da graduação. O processo de formação está ocorrendo por meio do desenvolvimento de competências e os achados relacionam-se com a teoria adotada, sendo a educação entendida como um processo social de transformação do indivíduo e do mundo, o aluno é o sujeito da própria história, o ensino com significado para a vida. As competências profissionais especificas estão voltadas a formar profissionais capazes de relacionar os conhecimentos teóricos, teórico-práticos e práticos, promover reflexões sobre o papel do TE no contexto profissional e social como estratégia para soluções de problemas relacionada à prática profissional e supere as demandas do mercado de trabalho. Há relação do compromisso institucional do processo formativo com o contexto sociodemográfico regional, mas no que tange a saúde da pessoa idosa a menção a este assunto é discreta, ficando diluída nas entrelinhas dos textos, favorecendo uma vulnerabilidade deste compromisso. Nos Planos de curso, não há descrição de disciplinas ou de conteúdo específicos direcionados a este público, fato que pode vir a comprometer o desenvolvimento de competências no decorrer do processo formativo dos TE. As falas dos docentes e dos discentes confirmam o constatado na análise documental sobre o assunto saúde da pessoa idosa. Percebe-se que ainda há uma fragilidade na formação dos TE para que estes desenvolvam, com maior propriedade, competências que aprimorem sua atuação no âmbito da saúde da pessoa idosa, com mais foco no envelhecimento ativo e com qualidade de vida. Embora seja indicado nos documentos que norteiam as Políticas Públicas da Pessoa Idosa, que conste nas grades curriculares e documentos norteadores dos cursos de formação profissional na área da saúde a existência de disciplinas e ou conteúdo que abordem o tema, esta lacuna ainda está presente.

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Palavras-chave: EnfermagemEducação baseada em competênciasTécnicos de enfermagemIdosos