Dissertação - Karen Oliveira Nunes

A simulação em saúde para a construção do conhecimento acerca da segurança do paciente na administração de medicamentos

Autor: Karen Oliveira Nunes (Currículo Lattes)

Resumo

A simulação é um método que vem sendo aplicado na educação em Enfermagem, pois desenvolve habilidades de raciocínio e pensamento crítico, busca reproduzir a realidade, integrando teoria e prática. Apesar de haver todo um avanço tecnológico nos laboratórios de ensino, percebe-se que alguns estudantes vão para a prática despreparados, o que pode interferir na segurança do paciente, vista como primordial para uma assistência de qualidade e um cuidado livre de danos. Assim, destaca-se a simulação em saúde na administração de medicamentos, cujo erro na prática, amplia a importância de que o estudante de enfermagem tenha conhecimento das habilidades inerentes, visto que é uma das primeiras práticas ensinadas em laboratório. Frente a essa realidade, o estudo visou investigar a contribuição da simulação em saúde para a construção do conhecimento acerca da segurança do paciente na administração de medicamentos, segundo acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de caráter qualitativo, realizado em uma universidade pública do Sul do Rio Grande do Sul. Foram incluídos na pesquisa os acadêmicos matriculados no curso de enfermagem que estivessem cursando o último ano de graduação. Já os acadêmicos afastados por motivo de doença, licença maternidade ou que tivessem trancado a matrícula junto ao curso, foram excluídos da amostra. A pesquisa foi realizada com 31 acadêmicos, sendo que o estudo contou com uma perda. A coleta dos dados ocorreu de outubro a novembro de 2019, por meio de entrevista gravada, com a utilização de um instrumento, semiestruturado, composto por questões fechadas e abertas. Os dados do estudo foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Este estudo seguiu os critérios estabelecidos na Resolução CONEP 510/2016, sendo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, da Universidade que está vinculado, sob o parecer de aprovação número 3.669. 484/2019. Os resultados foram apresentados sob a forma de dois artigos: "Simulação em saúde e erro de medicação sob a ótica dos acadêmicos de enfermagem" e "Percepção dos acadêmicos de enfermagem sobre práticas de simulação em saúde no processo de medicação". No primeiro artigo, destacou-se que o conhecimento sobre o erro de medicação está fundamentalmente voltado aos erros de prescrição, bem como os cinco certos foram o cuidado mais praticado em simulação em saúde com vistas ao cuidado de enfermagem para a promoção da segurança do paciente. No segundo artigo, constatou-se que os acadêmicos apresentaram boas experiências em seus primeiros contatos com a simulação em saúde, especialmente porque esta associa teoria e prática. Desta forma, o estudo conclui que é necessário abordar de forma mais enfática os erros de medicação, destacando sua importância para a saúde pública, bem como os danos que podem causar aos pacientes e como preveni-los, e visualiza a simulação em saúde como estratégia efetiva e bem aceita pelos acadêmicos para o aprendizado e desenvolvimento de práticas cada vez mais seguras, com foco na segurança do paciente.

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