Dissertação - Rochele Maria Zugno

Competências de estudantes de enfermagem e medicina para a segurança do paciente

Autor: Rochele Maria Zugno (Currículo Lattes)

Resumo

O ensino da segurança do paciente deve ser visto como uma prioridade nos cursos de graduação em medicina e enfermagem, a fim de garantir ações e práticas seguras no decorrer de toda a formação, sustentando a posterior atuação profissional nos diferentes ambientes de saúde. Esta dissertação tem como objetivos: analisar a confiança no aprendizado das competências em segurança do paciente de estudantes de graduação em enfermagem e medicina; e compreender o desenvolvimento das competências de segurança do paciente entre estudantes de graduação em enfermagem e medicina. A metodologia foi desenvolvida em duas etapas: estudo quantitativo e estudo qualitativo, realizados com estudantes dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Medicina de uma Universidade Pública do Sul do Brasil. Para a coleta de dados da etapa quantitativa foi aplicado o Health Professional Education in Patient Safety Survey, adaptado e traduzido para o contexto brasileiro, aplicado em 134 estudantes de medicina e 101 estudantes de enfermagem. A coleta de dados da etapa qualitativa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 12 estudantes de enfermagem e 12 estudantes de medicina. A análise dos dados quantitativa foi realizada pela estatística descritiva e inferencial, por meio dos testes T pareado e para variáveis independentes, e a análise qualitativa por meio da análise textual discursiva. Foram garantidos todos os preceitos estabelecidos na Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde, no que diz respeito aos aspectos éticos que envolvem a pesquisa com seres humanos. Os resultados foram apresentados na forma de dois artigos. O primeiro aborda a etapa quantitativa do estudo, intitulado "Confiança no aprendizado da segurança do paciente de estudantes de graduação em enfermagem e medicina", evidenciou maior confiança no aprendizado na sala de aula em detrimento ao ambiente de prática; e os estudantes de enfermagem sentem-se mais confiantes tanto nos domínios relacionados às áreas específicas como trabalho em equipe, comunicação e gerenciamento de riscos, quanto nos de maior abrangência para a segurança do paciente, como habilidades e conhecimentos adquiridos. O segundo abrange a parte qualitativa deste estudo, intitulado "Competências de segurança do paciente desenvolvidas por estudantes de graduação em enfermagem e medicina", sendo possível verificar que os estudantes de enfermagem e medicina desenvolveram competências relacionadas ao estabelecimento de uma cultura de segurança; trabalho em equipe; comunicação efetiva; gerenciamento de riscos; otimização de fatores ambientais e humanos; e conduta frente a eventos adversos, no entanto, observam-se fragilidades no desenvolvimento de tais competências, principalmente relacionadas à atuação interdisciplinar. Conclui-se que a segurança do paciente na formação dos profissionais de enfermagem e medicina ainda se demonstra incipiente e fragmentada nos dois cursos, evidenciando a necessidade de maior articulação teórico-prática e de aprofundamento na abordagem da temática no ensino.

TEXTO COMPLETO

Palavras-chave: Segurança do pacienteEducação baseada em competênciasEstudantes de enfermagemEstudantes de medicina