Tese - Amanda Guimarães Ferreira

Clima ético nos ambientes de formação de estudantes de graduação em enfermagem

Autor: Amanda Guimarães Ferreira (Currículo Lattes)

Resumo

O clima ético é constituído por princípios e comportamentos éticos, podendo ser descrito como percepções compartilhadas pelas pessoas sobre normas e regras, banimentos e consentimentos referentes a obrigações morais nas organizações. A forma como os enfermeiros percebem seu ambiente de trabalho pode afetar suas atitudes sobre as questões éticas e sua tomada de decisão diante dos conflitos. Assim, o conceito de clima ético surge como uma forma de perceber e compreender a influência das práticas e dos procedimentos organizacionais nas crenças e nos comportamentos éticos das pessoas. Esse estudo se propôs a defender a seguinte tese: Os princípios e regras estabelecidos pelas Instituições de ensino superior são fundamentais para a efetivação do clima ético, já que buscam determinar os comportamentos e atitudes que são esperados de todos os envolvidos no processo de formação. A percepção dos conflitos e principalmente a forma como os estudantes respondem a esses são fundamentais para a efetivação de um clima ético positivo. Teve como objetivo geral: Analisar o clima ético no ambiente acadêmico de estudantes de graduação em Enfermagem. O estudo foi desenvolvido em duas etapas: uma metodológica, onde foi realizada a elaboração e validação de um instrumento capaz de analisar o clima ético para os estudantes de enfermagem nos ambientes de formação, seguindo um guia internacional composto por oito etapas. A segunda etapa denominada quantitativa, foi realizada entre os meses de Julho e Agosto de 2020, com 175 estudantes de enfermagem de uma universidade pública federal brasileira, através de coleta online. Para resumir, empregou-se análise psicométrica na primeira etapa, e estatística descritiva e analítica na segunda etapa. Assim, como resultados da etapa quantitativa o instrumento elaborado nesse estudo recebeu a denominação de Escala de clima ético para estudantes de enfermagem (ECEEENF), cuja estrutura fatorial, recebeu resultados bastante satisfatórios de validade e confiabilidade, com alfa de Cronbach 0,77 e ainda apresentou bons índices de ajustamento, de acordo com a análise fatorial confirmatória. Assim, após análise, cinco constructos foram formados: Princípios e regras, Conflitos, Relação-interpessoal, Justiça e Consciência ética. o estudo identificou a formação de quatro clusters indicando os diferentes perfis dos estudantes de enfermagem tendo como base três preditores: sexo, idade e clima ético. O clima ético apresentou a maior média no menor cluster, formado exclusivamente pelo sexo masculino com idade média de 24 anos. Ainda, o estudo apresenta através de análise descritiva que a dimensão com maior média de clima ético foi "justiça", a análise de regressão apontou princípios e regras como a dimensão que mais influencia a média na escala de clima ético. Por fim, todas as questões do instrumento apresentaram correlação positiva com o clima ético, sendo que a maioria das questões apresentou correlação forte. A escala de clima ético para estudantes de enfermagem foi validada e mostrou-se confiável para análise do clima ético nessa amostra, a análise por clusters conseguiu criar um perfil dos estudantes de enfermagem relacionado ao clima ético, facilitando a criação de estratégias para fortalecimento de atitudes e comportamentos éticos de acordo com cada perfil. O maior preditor de clima ético foi a dimensão princípios e regras o que evidencia a importância da prática de atitudes justas e o estímulo para ocumprimento das normas e regras vigentes, favorecendo desse modo, o desenvolvimento de um clima ético positivo nos ambientes de formação. Conclusão: a escala elaborada e validada constitui-se em um instrumento capaz de analisar o clima ético em estudantes de enfermagem, contribuindo para a compreensão pontual dos fatores que, possivelmente, estão relacionados ao clima ético nos ambientes de formação. Assim, facilitará a criação de estratégias voltadas ao desenvolvimento de atitudes justas e consciência ética, relação interpessoal positiva, cumprimento das leis e regras e gerenciamento dos conflitos, atitudes que de acordo com esse estudo são fundamentais para a criação de um clima ético positivo nos ambientes de formação.


Palavras-chave: EnfermagemEstudantes de enfermagemÉticaEducação superiorEstudos de validação