Dissertação - Raissa Garcia Brum

Trabalhador docente do Ensino Fundamental e as cargas de trabalho vivenciadas no Ensino Remoto Emergencial

Autor: Raissa Garcia Brum (Currículo Lattes)

Resumo

A pandemia da covid-19 originou um novo modelo de ensino que modificou o processo de trabalho docente. Os docentes precisaram reformular sua prática e desenvolver soluções adequadas para o momento vivido, o que implicou em uma mudança na configuração do trabalho e consequentemente uma exposição a cargas de trabalho que levam a desgastes à saúde. O objetivo geral desse estudo foi: investigar as cargas de trabalho e os desgastes a saúde apresentados pelos docentes do Ensino Fundamental durante o Ensino Remoto Emergencial. E os objetivos específicos foram: investigar as condições de trabalho dos docentes do Ensino Fundamental durante o Ensino Remoto Emergencial; conhecer as cargas de trabalho a que estão expostos os docentes do Ensino Fundamental durante o Ensino Remoto Emergencial e as possíveis relações com os desgastes à saúde apresentados. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, descritivo do tipo exploratório. Participaram 44 docentes do Ensino Fundamental das Escolas da Rede Municipal de um Município do Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada através de videoconferência no período entre julho e setembro de 2021. Os dados foram analisados por Análise Textual Discursiva. Os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados, conforme a Resolução 510/2016. Esse estudo faz parte do Macroprojeto "A saúde do trabalhador docente em tempos de pandemia da covid-19" aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande. Os resultados foram apresentados na forma de dois artigos. O primeiro intitulado "Condições de trabalho dos docentes do Ensino Fundamental durante a pandemia da covid-19" foi construído a partir das categorias emergentes: adaptação da estrutura e infraestrutura dos docentes; impacto da estrutura e infraestrutura dos discentes; conciliação do trabalho e vida domiciliar e mudanças no processo de ensino aprendizagem, o qual evidenciou que as transformações ocorridas durante o Ensino Remoto Emergencial levaram a mudanças nas condições de trabalho dos docentes, gerando uma maior demanda de trabalho e consequentemente prejuízos à saúde. O segundo artigo "Docentes do Ensino Fundamental na pandemia da covid-19: cargas de trabalho e desgastes à saúde" foi construído a partir das categorias a priori: cargas de trabalho de materialidade interna que englobou as cargas de trabalho psíquicas e as cargas de trabalho fisiológicas; e cargas de trabalho de materialidade externa, que incluiu as cargas de trabalho físicas, cargas de trabalho biológicas, cargas de trabalho químicas e cargas de trabalho mecânicas e nele foi possível verificar que durante a pandemia os docentes foram expostos a cargas psíquicas que levaram principalmente a desgastes a saúde mental, a cargas fisiológicas que geraram principalmente desgastes no sistema musculoesquelético, a cargas físicas que levaram a desgastes oculares e relacionados à saúde mental. Além disso, os docentes relataram estarem expostos ao coronavírus como carga de trabalho biológica. Conclui-se brevemente que a pandemia gerou mudanças nas condições de trabalho do docente, implicando na exposição a cargas de trabalho que geraram desgastes à saúde.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: DocentesSaúde do trabalhadorCarga de trabalhoEnfermagemCovid-19