Tese - Évilin Diniz Gutierres Ruivo

WORKAHOLISM E FADIGA ENTRE OS ENFERMEIROS DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autor: Évilin Diniz Gutierres Ruivo (Currículo Lattes)

Resumo

Considerando que o contexto educacional de enfrentamento da covid-19 gerou sentimentos de dúvidas e impotências aos docentes, necessidade de rever seus conceitos, reconfigurar a didática e métodos de ensino-aprendizagem, vivenciando os espaços virtuais como algo atual e presente nas relações de trabalho e convívio pessoal, entendem-se os aspectos do fenômeno workaholism, fadiga e as características laborais do trabalho docente como fatores a serem investigados. Como objetivo geral buscou-se analisar o workaholism e a fadiga entre os enfermeiros docentes do ensino superior de enfermagem de universidades públicas federais e estaduais durante o ensino remoto emergencial e como objetivos específicos elencou-se: adaptar e validar a Multidimencional Workaholism Scale para a realidade cultural do Brasil e avaliar as propriedades psicométricas; analisar o workaholism em enfermeiros docentes do ensino superior de enfermagem de universidades públicas federais e estaduais; adaptar e validar a Three-Dimensional Work Fatigue Inventory para a realidade cultural do Brasil e avaliar as propriedades psicométricas e analisar a fadiga entre enfermeiros docentes do ensino superior de enfermagem de universidades públicas federais e estaduais. Desse modo, buscou-se defender a seguinte tese: Enfermeiros docentes do ensino superior de enfermagem das universidades públicas desenvolveram workaholism e fadiga durante o trabalho remoto e híbrido. Trata-se de um estudo transversal, metodológico e quantitativo. Participaram do estudo 318 enfermeiros docentes do ensino superior de enfermagem das universidades públicas do Brasil. A coleta de dados foi realizada em 2021 em formato virtual. Para a etapa metodológica, foi utilizado um guia internacional, composto por seis etapas, que permitiram a elaboração e validação dos dois instrumentos de pesquisa. O Software Factor 12.01.02 foi utilizado para realização da Análise Fatorial Exploratória e o JASP 0.16.1.0 para a Análise Fatorial Confirmatória. A ferramenta Statistical Package for the Social Sciences, versão 23.0, foi utilizada para a realização da estatística descritiva. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa da Área da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande. Os resultados foram apresentados no formato de quatro artigos científicos que possibilitaram evidenciar que o Multidimencional Workaholism Scale - versão brasileira, apresentou estrutura de quatro fatores: motivacional, cognitivo, emocional e comportamental. Foi possível verificar também, que houve diferença estatisticamente significativa entre os enfermeiros docentes que atuam em pós-graduação e as dimensões: motivacional, cognitivo e comportamental. Também se identificou que o Dimensional Work Fatigue Inventory (3D-WFI) - versão brasileira, apresentou característica tridimensional, cargas fatoriais satisfatórias e bons níveis de confiabilidade, para todas as técnicas e indicadores utilizados nelas, os quais apontam para um instrumento com evidências de estrutura interna consistente e confiável para a mensuração do constructo desejado. Os enfermeiros docentes da amostra pesquisada, identificam esgotamento físico e mental durante e ao final do dia de trabalho. Além disso, identificou-se que os docentes apresentam cansaço mental e incapacidade para pensar e concentrar-se durante e ao final do dia de trabalho. Conclui-se que os resultados identificados foram capazes de gerar dados significantes sobre as situações que podem estar relacionadas com o workaholism e a fadiga na esfera do ensino superior de enfermagem.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: EnfermagemDocentes de enfermagemEducação superiorSaúde do trabalhadorInfecções por coronavírusEstudos de validação