Tese - Lisa Antunes Carvalho

IMAGENS E PERCEPÇÕES DA ÉTICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autor: Lisa Antunes Carvalho (Currículo Lattes)

Resumo

Introdução: a ética, que deveria ser transversal, se constitui num desafio nas profissões da saúde e na formação do enfermeiro, dada a complexidade das relações que se estabelecem no processo de formação, na relação professor-aluno e, posteriormente, na rede de relações humanas construídas na prática profissional. Objetivo: investigar as imagens e as percepções que estudantes de graduação em enfermagem possuem em relação ao exercício da ética durante o processo formativo. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que utilizou os preceitos da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotski como referencial teórico; realizada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com 14 estudantes entre o quarto e décimo período. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: técnica de grupo focal e produção imagética sobre exercício da ética na formação em enfermagem no período de março a junho de 2022. Utilizou-se a metodologia snowball sampling, Bola de Neve, para a formação dos grupos focais que seguiu o Guia de Discussão para a coleta de dados construído para este estudo. Foram organizados três grupos e realizados três encontros online com cada grupo. As imagens foram produzidas coletivamente e entregues após, para análise por meio do Método Documentário de Análise de Imagens de Karl Mannheim e atualizado por Ralph Bohnsack. Os encontros aconteceram de forma online pelo Microsoft Skype no qual foram guardadas as gravações por 30 dias. Para a transcrição das informações utilizou-se o aplicativo Transkriptor. Os estudantes foram identificados por nome de cores, seguido pelo número ordinal correspondente ao semestre. Para análise dos diálogos utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Foram respeitados os princípios éticos da pesquisa, conforme as Resoluções 466/2012 e 510/2016, obtendo-se a aprovação do Comitê de Ética local, mediante CAAE:46716621.5.0000.5324. Resultados: emergiram três categorias: as inter-relações que se mostram entre ensino da ética e a prática em saúde, papel dos professores e da universidade para formação de ambientes éticos: da teoria à prática e aspectos que influenciam a percepção do exercício ético na graduação em enfermagem. A partir destas categorias as discussões apontaram ao final para as seguintes possibilidades: a ética como tecnologia relacional para formação integral em enfermagem, exercício ético na Educação enfermagem: tessituras a partir de Cohen e Segre e as imagens do exercício da ética na formação do enfermeiro. Os resultados revelam a necessidade de uma educação ética crítica transversal, o uso dos conceitos de ética e eticidade para fortalecimento dos currículos em enfermagem e imagens que revelam quão importantes são as redes de relações humanas construídas no espaço universitário e instiga para um ressignificar da educação e prática em enfermagem. Considerações finais: vislumbra-se a ética como ferramenta mediadora para o trabalho dos docentes, profissionais e preceptores de estágio para tornar o ensino mais significativo no campo da educação ética e moral. Espera-se, que este estudo, possa contribuir para qualificação dos currículos, dos projetos pedagógicos, pois os estudantes evocam que a ética deve permear todo ensino em enfermagem, ao capacitar docentes e discentes para as relações humanas e para a formação de ambientes éticos em saúde.

TEXTO COMPLETO DA TESE

Palavras-chave: ÉticaEnfermagemEducação superiorEstudantes de enfermagemAbordagem VygotskianaPesquisa imagética